domingo, 25 de abril de 2010

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO HEMANGIOMA HEPÁTICO


Hemangioma é o tumor hepático benigno mais comum, com incidência em estudos de autópsias variando entre 0,4 a 20 %, e a sua diferenciação com tumores hepáticos malignos primários e secundários é um dilema clínico comum.

São pequenos tumores benignos formados por vasos sanguíneos enovelados.

Surgem durante a formação do embrião, antes do nascimento, podendo ocorrer em diversos órgãos, entre eles a pele e o fígado. Manchas de nascimento vermelhas normalmente são causadas por hemangiomas na pele.

Ocorre em todos os grupos etários, mas é mais freqüente em adultos, particularmente mulheres, com uma relação entre o sexo feminino e o masculino de 5:1. Ocorrem de maneira múltipla em até 50% das vezes.

A maioria dos hemangiomas, especialmente os menores que 4,0 cm, raramente produzem sintomas. Por outro lado, hemangiomas com grandes dimensões têm sido associados a dores abdominais e hepatomegalia. Hemorragia espontânea foi relatada como complicação em hemangiomas hepáticos gigantes.

Não há relatos de malignização em hemangiomas hepáticos. Uma vez diagnosticados, as lesões não tendem a crescer. Vários trabalhos de seguimento evolutivo de hemangiomas por longos períodos (de até sete anos), mostraram estabilidade do tamanho das lesões em mais de 80% dos casos.

O aspecto ultra-sonográfico típico do hemangioma hepático é o de uma lesão hiperecogênica, homogênea, com limites bem definidos.É estimado que aproximadamente 67 a 79% dos hemangiomas sejam hiperecogênicos, e desses, 58 a 73% sejam homogêneos.

A alta ecogenicidade dos hemangiomas à ultra-sonografia (US) parece ser decorrente das múltiplas interfaces entre as paredes dos vários espaços vasculares e o sangue no interior dos mesmos.

Os hemangiomas podem apresentar aspectos atípicos à US em até 45% dos casos. Padrões heterogêneos na ecogenicidade das lesões, que incluem áreas centrais hipoecogênicas ou bordas hiperecogênicas, são devidos a fibrose, trombose e necrose hemorrágica. Um hemangioma pode se apresentar como um nódulo hipoecogênico em um fígado que apresenta infiltração gordurosa difusa (esteatose).

A maioria dos hemangiomas hepáticos não apresentam quantidade significativa de fluxo detectável à US com doppler.

A tomografia computadorizada (TC) têm sido tradicionalmente utilizada para confirmar o diagnóstico de lesões sugestivas de hemangiomas encontradas à US.

A ressonância magnética (RM) tem despontado como método confiável para a caracterização de hemangiomas hepáticos, com acurácia na diferenciação entre hemangiomas e lesões malignas variando entre 85 e 97%.

Nas imagens ponderadas em T1 os hemangiomas podem se apresentar hipo ou isointensos ao parênquima hepático adjacente. Nas imagens ponderadas em T2, o aspecto clássico do hemangioma, presente em 76 a 100% dos casos em diferentes séries, é o de uma lesão acentuadamente hiperintensa, predominantemente homogênea e com limites bem definidos

Para a correta caracterização tecidual e diferenciação entre hemangiomas e lesões hepáticas sólidas malignas (metástases e hepatocarcinoma) é necessário a utilização de imagens altamente ponderadas em T2, utilizando tempos de ecos ao redor de 160 ms. Nestas imagens os hemangiomas tendem a permanecer com alta intensidade de sinal, ao contrário da queda progressiva observada na grande maioria das lesões sólidas malignas.

POSTADO POR: Maria Albertina Deodato de Brito em 23/04/2010 às 11;00

REFERÊNCIAS:http://www.doençasdofigado.com.br/doenças_do_figado_57.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário